sexta-feira, julho 14

 

Aprender a receber

Já tiveram alguém perto que não gostasse de receber uma prenda?
O mais habitual, eu sei, é termos alguém perto que não acha importante dar.
Ao longo da vida encontramos tantas pessoas que se queixam que alguém que lhes está perto não tem a sensibilidade de perceber como ás vezes uma pequena lembrança pode ser importante. Na maioria são mulheres que se queixam que os namorados, maridos nunca sabem o que hão-de dar e por isso muitas vezes simplesmente não dão.
Ou fazem aquela pergunta que nós mulheres detestamos: “O que é que queres para os teus anos? Não faço ideia o que te hei-de comprar!”
Nós mulheres que normalmente temos atenção aquele comentário que ouvimos de passagem sobre o desejo de ter algo, registamos e meses depois ainda nos lembramos para fazer uma surpresa!!
Mas existe o lado contrário da moeda, como em tudo na vida...as pessoas que não gostam de receber.
Só que é tão importante ter a capacidade de saber dar como de saber receber na minha opinião... Porque para quem gosta de dar magoa o outro lado não querer receber.
Já em miuda convivi com essa situação de ter alguém perto que não gostava de receber.
Magoava-me escolher algo com carinho e chegar a casa com um pacotinho que era ignorado pelo destinatário...
Felizmente com o passar dos anos isso mudou e hoje posso oferecer sabendo que essa pessoa vai aceitar e não ignorar.
Mas a história repete-se, dizem.
Sei que não é por mal e até admiro muito o facto de não ser exigente, de não pedir nada, de achar que aquilo que quer tem que conseguir por si. Não há muita gente assim eu sei.
Só que desta vez sou eu a adulta e com a função de educar. E gostava de conseguir ensinar esse principio: o aprender a receber.
Porque é importante respeitarmos o acto de dar.
Porque abrimos o nosso coração ao que a vida nos oferece.
Vivemos rodeados de pessoas e faz parte da vida dar e receber: carinho, respeito, uma palavra doce, um abraço, uma lembrança...
Como é que ensino alguém a aprender a receber? Se alguém souber por favor ajude-me.


Comments:
Been there, (not) done that...

Primeiro tenta compreender se queres continuar a dar alguma coisa a essa pessoa. Se sim, lamento... não a podes ensinar o que pretendes. A solução está em ir dando, sem esperar que esse alguém saiba receber, mas sem nunca deixar de dar.

E coloca-te nos sapatos do outro: "Como é que eu ensino a alguém que gostar de receber é tão difícil como assumir que se ela me deixar de dar eu não vou mais saber quem sou?"
 
Olá!

Achei muito curioso este teu post.

Eu tenho muito dificuldade em saber receber.

De pequena fui formatada para não saber receber porque na altura sabia que todo o amor e carinho que recebesse me poderia ser tirado a qualquer momento.

Ou seja, concordo com b.: não saber receber vem do medo de perder!

Como se aprende outro a receber? Não sei bem. Talvez tentando nunca desistir de dar!
 
b:
Nunca tinha pensado nessa perspectiva mas quem sabe tens razão. Para mim oferecer é uma forma de mostrar que tenho muito mais para dar do que um simples objecto embrulhado...

br:
Vou continuar a dar sempre a essa pessoa...mesmo que ela não queira receber!

salseira:
Nunca vou desistir de dar...quem sabe consigo fazer perceber que nunca vai perder o meu amor e carinho

Obrigada aos três pelos comentários! Este post é especialmente importante para mim...
 
Post muito interessante.

O gesto de oferecer, desde que sincero e com boas intenções, é sempre digno de consideração e de apreço. A isto se chama saber receber: Ficarmos gratos e sensibilizados pelo gesto e demostrar isso mesmo.

Mas eu também acho que há que saber oferecer. Se uma pessoa gasta algum do seu tempo e dinheiro disponíveis, para comprar um presente que seja especialmente indicado para a pessoa em questão, a isto chama-se saber oferecer, tão importante como saber receber.
 
Obrigada zeni!
Tenho por hábito e feitio gostar de oferecer algo que escolho com cuidado conforme a pessoa em causa. Gosto de ficar atenta a comentários que ouço e que guardo comigo, ás vezes durante meses, para na altura certa surpreender a outra pessoa. Ás vezes são os outros que já nem se lembravam do comentário que gostavam disto ou daquilo!
Oferecer é para mim um prazer talvez maior do que receber...
 
Olá daraosdedos.
Eu sou assim! Não gosto de receber prendas. E não, por ter receio de perder qualquer coisa, ou alguém. Mas, pela simples razão que não sou materialista. Prefiro um abraço, uma palavra de atenção, um beijo, um sorriso, um olhar, um gesto, simples, sincero. Em todas elas, é possível observar muita coisa. Não quero com isto, tirar todo o esforço, dedicação e carinho demonstrados, a quem, tira um pouco do seu tempo, para procurar algo para oferecer, de todo o coração. Mas, somos assim, diferentes, no entanto tão semelhantes em muitas outras coisas. No entanto, esse tempo, pode ser apenas dispensado, com quem queremos demonstrar o nosso afecto. E vale sempre a pena recordar:"The best things in life, are for free.".
P.S. - Embora o acto de saber dar, esteja associado ao de saber receber. Difícil será, saber dar, não querendo receber!
Espero não ser mal interpretado.
Um bom fim de semana a todos.
 
É uma questão complexa. Eu tenho muito mais facilidade em dar do que em receber. Às vezes fico mesmo encavacado com situações de prendas que me dão (uma vez ou outra, ehehehe), é um defeito meu que tem origens diversas. Por exemplo ter sido o mais velho de uma família grande, algum orgulho idiota, e ter sido marcado numa determinada fase da minha vida por circunstâncias dificeis. É uma questão de exercício mas para mim é mais dificil receber do que dar.

ET
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?